terça-feira, 10 de abril de 2012

Sustentabilidade na Escola


Há escolas que felizmente se tornam modelos a serem seguidos por seus exemplos diários de práticas sustentáveis e levam os alunos (crianças e adolescentes) a participarem ativamente desse processo não só no ambiente escolar como em casa e na sociedade.

Porém infelizmente a maioria das escolas não se preocupa em trabalhar todos os dias com essa área.

A sustentabilidade é abordada nas escolas uma vez ao ano , em algum tipo de feira de ecologia e etc.

Nessa semana os alunos procuram demonstrar tudo que sabem apresentando trabalhos maravilhosos, ouvindo palestras, participando de debates e gincanas.
Encerrada a semana acaba-se tudo que foi divulgado e lá se vão os papéis, chicletes e restos de lanches espalhados pelo chão , mesas e cadeiras ganham novamente os rabiscos e desenhos e nada mais tem sentido.
O Que na verdade não aprenderam eles apenas "curtiram" a semana diferente na escola

Se a escola educar todos os dias um pouco sobre o tema abordado tudo seria diferente não cresceriam adultos que no futuro vão poluir a natureza.

Nem mesmo as escolas dão importância ao fato, pois as luzes continuam acesas sem necessidade, as torneiras voltam a pingar e os fortes produtos de limpeza voltam à ativa, e os alunos continuam agindo como antes tanto na escola quanto fora dela.

Devem ser parabenizadas as escolas que alimentam essa cultura em seus alunos e nos proprios professores.

Nas escolas que não tem como dever de mostrar aos alunos e educadores a importância da ecologia e preservação da natureza , pedimos ajuda pois sem o consciencia ambiental não há haverá vida em nosso planeta.


Sugestões úteis patra serem utilizadas não só nas escolas como em residências , fábricas , escritórios e etc:

=> Torneiras com temporizador 
=> Lixeiras Seletivas
=> Hortas sem pesticidas

http://www.atitudessustentaveis.com.br/categoria/conscientizacao/






Nenhum comentário:

Postar um comentário